sábado, 12 de maio de 2012

DOENÇAS


DOENÇAS DE COELHO

oi gente..existem muitas doenças relacionadas a esses animaizinhos, então para melhor atender ao público estaremos pedindo para postarem comentários descrevendo os sintomas ou a doença do coelho e estaremos respondendo assim que possível com soluções e dicas...
 LEMBRE-SE é sempre importante levar os coelhos ao veterinário pois a maioria das doenças podem ser fatais.                                                                                         

ÚLCERAS NAS PATAS

É uma infecção na plantas dos pés dos coelhos, que pode ser causada pelo atrito das patas com o piso da gaiola (caso acima) ou ainda por bactérias, fungos, sarna, canibalismo.
À medida que um coelho cresce vai se tornando pesado e é um dos fatores de ocorrência de úlceras nas patas, por isso devem-se verificar diariamente as patas, e se houver feridas providenciar uma almofada e colocá-la na gaiola que pode de ser de papelão ou tábua de plástico ou madeira.
As patas devem ser lavadas com água morna e sabão e lançar mão de uma pomada anticéptica.
Algumas úlceras nas patas são causadas por canibalismo que pode ser provocada pelo próprio animal ou outro, o que pode mutilá-lo. Isto ocorre geralmente quando a ração dada aos coelhos e pobre em nutrientes  principalmente em proteínas.
O tratamento nesses casos deve ser à base de um spray repelente e anticéptico que evita que o coelho continue mordendo o local machucado.
Aqui não abordaremos todos os casos úlceras nas patas como os causados por bactérias, fungos e sarna onde o tratamento deve ter acompanhamento de um veterinário, pois são infecções contagiosas que podem se espalhar rapidamente em uma criação e o tratamento requer cuidados.
Em todos os casos a alimentação, higiene e boa acomodação evita que o seu coelho fique doente.
Em qualquer caso recorra sempre ao seu veterinário que diagnosticará o tratamento adequado. 

MIXOMATOSE

A Mixomatose é uma doença infecto-contagiosa que afeta os Coelhos (leporídeos) e causada por um poxvírus denominado fibroma de Shope.
O vírus transmite-se por contato direto, mas principalmente através de vetores (como por exemplo, mosquitos ou pulgas). Os insetos que se alimentam de sangue, podem manter o vírus ativo durante meses e disseminar facilmente a doença.
Após a picada pelo inseto contaminado, os sintomas podem aparecer entre cinco dias a uma semana. Os sinais típicos são edemas generalizados, principalmente em redor da cabeça (olhos e orelhas), disseminando-se rapidamente por todo o corpo.
A doença é na maioria das vezes fatal. A morte pode ocorrer entre 48 horas a duas semanas após o aparecimento dos sinais clínicos.
A prevenção da doença faz-se através da vacinação e controle de insetos.     

Torcicolo ou Pescoço Torto

Acontece que muitas vezes encontramos um ou mais coelhos que se apresentam de um dia para o outro com a cabeça completamente virada. Se os coelhos nestas condições não se acham atacado pela sarna auricular, essa torção da cabeça é de origem alimentar, ocasionada pela deficiência da Vitamina B, na ração. O coelho, nestas condições, torce a cabeça para um lado, dando a impressão que os músculos estão continuamente em contração; o animal anda com grande dificuldade, girando freqüentemente sobre um mesmo lado

 Necrobacilose Plantar ("mal de patas" )

O abscesso da planta das patas constitui a afecção mais vulgar e conhecida de todas as explorações canículas, estes abscessos são muito mais freqüentes nas patas posteriores, começam por uma tumefacção pouco visível, mas que se nota pela palpação. Pode limitar-se aos tecidos cutâneo e conjuntivo. A pele fica grossa (paraqueratose), com crostas; a infecção fica latente e as chagas por vezes são sanguinolentas. A falta de higiene do pavimento da jaula pode provocar uma infecção secundária, então o abscesso invade os metatarsos, tornando-se francamente purulento. Podem ocorrer infecções diversas (estafilococos, fungos), mas a mais temível está relacionada com o Corynebacterium que provoca uma gangrena necrosante, de odor nauseabundo, e pode se estender à cabeça e a todo o corpo tornando-se contagiosa (necrobacilose) A má qualidade, rugosidade, fios pegados, malhas demasiado largas e a ferrugem são os defeitos principais da rede metálica, constituindo outros tantos fatores que favorecem o desenvolvimento dos abscessos sub-plantares. As raças pesadas de coelho criam-se em piores condições sobre rede metálica que as outras. A luta contra esta é preventiva, contemplando os seguintes  aspectos: (1) Eleição de raças médias e de animais cujas patas estejam providas de pêlo abundante na face inferior, o que protege a pele (Neozelandesa e Californiana); (2) Escolha de uma rede metálica com fios grossos, soldados, galvanizados, cuja largura de malha esteja compreendida entre 13mm e 15mm.
A rede não deverá irritar a palma da mão quando esta é esfregada na superfície; (3) - Lavagem e desinfecção freqüente das jaulas. Os tratamentos são difíceis. Quando não se verificam supurações francas, podem efetuar-se tratamentos diários às feridas e, com dois dias de intervalo, aplicação de anti-sépticos eficazes (iodo). Não se deve desprezar a atividade antifúngica do iodo e do permanganato nas criações sobre a cama. Não se recomendam as pomadas antibióticas porque o tratamento é longo e dispendioso. Quando os abscessos ficam purulentos ou quando as patas anteriores estão afetadas, a infecção torna-se incurável e os animais serão eliminados. Caso se verifique outros abscessos, especialmente na cabeça (necrobacilose), o animal deverá ser incinerado ou enterrado a grande profundidade. Os abscessos sub-plantares tornam, para os machos, praticamente impossível o salto. Aos animais infectados deve ser proporcionado um estrado, pelo menos numa parte da gaiola, enquanto durar o tratamento, para evitar a contínua irritação da área ferida.


Medidas Preventivas - Evitar a umidade nas gaiolas, usar estrado na gaiola quando necessário, selecionar animais mais resistentes a este problema.

Tratamento - Tintura de iodo, pomadas cicatrizantes, anticépticas, antifúngicas. Durante o tratamento usar estrados de madeira na gaiola de arame ou se possível passar o animal para uma gaiola com fundo ripado.

 Mixomatose

Causa: infecção por poxvírus (fibroma de Shope)
Transmissão: principalmente por vectores (mosquitos, pulgas, etc.), mas também por contacto directo
Sintomas: corrimento nasal, olhos congestionados e inflamados com secreção purulenta, edemas generalizados (principalmente em redor da cabeça, como nos olhos e orelhas)
Manifestação da doença: 5 dias a uma semana após contágio
Prevenção: vacinação (a partir de um mês de idade com reforços de 6 em 6 meses) e controlo de insectos
Taxa de mortalidade: é fatal na maioria dos casos (mas não possuo números)


ANOREXIA
 Causa: patologia dentária, privação de água, temperaturas extremas, dieta não palatável ou imprópria, alteração brusca da dieta, má oclusão, dor, perda de olfacto, stress, distúrbios metabólicos, toxemia, tricobezoar, neoplasia, factores mecânicos que impedem o acesso à comida, mudança brusca de alimentação ou do próprio comedouro ou bebedouro

Sintomas: perda de peso ou deficiência no ganho de peso, susceptibilidade a doenças devido à diminuição de resistência, desidratação, perda de ninhadas e morte.

Prevenção: alimentação limitada (1 ou 2 vezes ao dia) ou administração de uma dieta com alta concentração de fibras

Tratamento: utilização de alimentos adocicados ou os mais aceites, troca dos componentes da dieta e/ou bebedouros e comedouros, administração de polivitamínicos ou esteróides anabólicos, tratamento específico da anormalidade que causou a anorexia

CANCÊR EM COELHOS

    O risco de o seu coelho desenvolver câncer é muito pequeno. Na maioria dos casos está relacionado com a alimentação inadequada e a fatores genéticos.

Diagnóstico  

     Como você acha que o seu coelho tem câncer? Muitas vezes o dono do coelho leva ao veterinário, porque os sintomas são vagos. Também é possível que haja lesões que são visíveis e quer saber se é um abscesso ou é mais grave.

     O veterinário, muitas vezes tem duas opções. Se não for ver claramente o que está errado com o coelho pode ser raios-x. Isto dá origem a suspeita de que o coelho tem câncer. Este é, então, confirmado com uma biópsia do tecido afetado. Se o câncer for no osso, cérebro ou da medula espinhal, é mais difícil de detectar. Exames de sangue pode ser parte do diagnóstico. CT-scan e rádio-isótopos também são possíveis, mas isso tem um preço.  

     Os tipos comuns de câncer em coelhos incluem:

linfossarcoma

     Tumor maligno no tecido linfático. Isso ocorre em animais jovens, à doença pode ser transmitida geneticamente. Esta forma é geralmente na linfonodos, pele, rins, fígado e baço.  Linfossarcoma - O termo se refere a um tipo de câncer de tecidos e órgãos que as células produzem, armazenam e transporte que combatem as infecções ajuda. A causa da neoplasia não é conhecida. No entanto, existem vários fatores de risco associados a esta doença: a exposição a substâncias químicas, infecções virais e uma diminuição da resistência (muitas vezes a doença).

Tumores Mamários

     Tumores da glândula, muitas vezes em meia-idade ou mais velhos. Eles podem ser malignos ou benignos.  A causa é um descarrilamento do crescimento celular normal. Não é difícil determinar se um animal de tumores nas glândulas mamárias. Sob o abdômen do que nas proximidades dos mamilos, palpáveis nódulos subcutâneos.  Não é possível do lado de fora para ver se um nódulo é benigno ou maligno. Um problema adicional é que os tumores das glândulas mamárias são benignos no início, mas depois se tornar malignos.


Tumores Papiloma

     Também chamado de miomas. Estes são os tumores de pele que se desenvolvem após uma infecção com o vírus da varíola lebre. O vírus do papiloma oral pode causar tumores na boca e na língua do coelho. Na boca, é reconhecido por pequenos nódulos cinza-branco na língua ou na gengiva.

Escamosas

     O câncer de pele. Origina na epiderme e pode metastizar para os gânglios linfáticos e outros órgãos.

Câncer uterino

     É mais comum em coelhos com idade superior a 3 anos de idade.  Ela surge sob a influência do estrógeno.  Muitas vezes, esta forma precoce torna-se visível quando a coelha tem problemas com a reprodução: aborto, não engravidar e natimortos.

     Câncer de útero pode ser evitado de forma cirúrgica(castrados, ovários e retirada do útero, não só com a esterilização laqueadura ser).

Linfoma

     Depois de câncer de endométrio é o câncer que ocorre mais freqüentemente no linfoma de coelhos. O linfoma pode ocorrer em qualquer parte do corpo se desenvolver em qualquer idade.  O linfoma é um câncer em um glóbulo branco específico, os linfócitos.  Elas ocorrem por todo o corpo e proteger o organismo contra infecções. Não há uma causa conhecida específica deste vírus. Os sintomas dependem dos órgãos afetados.  Se esse tipo de câncer foi encontrado na coluna podem causar sérios danos à medula espinhal e do osso que o rodeia.


Câncer nos Ossos

Câncer nos ossos é encontrado às vezes nas pernas traseiras de coelhos. Existem vários tipos de câncer nos ossos, como é grave, portanto, também depende da espécie. Em ambos estão relacionados com a reabsorção óssea. A proporção varia de tumor para tumor. A desvantagem de um câncer ósseo que muitas vezes é tarde revelado. A amputação da perna estará entre os tratamentos, às vezes é possível remover o tumor, mantendo a perna.

Tratamento

     Deixe que o veterinário informe sobre o tratamento possível. Tome uma decisão sobre quanto dinheiro você quer gastar de forma clara e realista e tentar olhar para as chances do animal e da qualidade de vida. Às vezes o sono é, portanto, a melhor solução, por mais difícil que a decisão é.

     No entanto, se não é tarde demais e há uma boa chance de recuperar o seu coelho, há uma série de opções. Qual é a melhor opção para o seu coelho, dependendo do tipo de câncer.

    Aguarde

      Simplesmente espera é um tratamento que é aplicado às vezes.  Isso ocorre porque há muitas vezes pode ser encarado como o câncer se desenvolveu, se ele cresce ou não.

    Cirurgia

      Um tumor em alguns casos, podem ser removidos cirurgicamente. Se o câncer apenas em uma determinada parte do corpo é a amputação do membro, por vezes, uma opção para salvar o animal.

    A terapia hormonal

     Os mais conhecidos são os corticosteróides, podem às vezes retardar o crescimento do câncer e podem ser usados para prolongar a vida por um tempo.

    A imunoterapia

      Estes tratamentos são, principalmente, experimentais. Existem vários tipos de câncer, onde parece ser um resultado positivo resultou.

    Nutrição

      Um ponto muitas vezes esquecido é a nutrição. Em coelhos com câncer e conseqüentes mudanças no metabolismo. Tumores usam os carboidratos disponíveis e deixá-la cada vez menos para o coelho em si. Os aminoácidos são também utilizados por tumores. Isso pode ser carência de certas precauções para o seu animal de estimação. Isso pode incluir a massa muscular e fazer o peso coelho perder peso. Seguir o conselho do veterinário sobre a alimentação adequada para o seu coelho durante o tratamento.  A dieta correta pode combater a perda de peso e ajudar a reduzir o câncer.

33 comentários:

  1. Ola Meu coelho esta muito ruim, ele quase não se movimenta ou seja não tem força nas patas nem para comer, levamos a um veterinario e ele foi medicado e estava reagindo bem, mais agora ele esta com o mesmo problema, não sei o que esta acontecendo com ele. gostaria de uma resposta e se possivel o medicamento para isto, gostamos muito dele e e um sofrimento para nos ve-lo neste estado.

    ResponderExcluir
  2. Luis Carlos , estava com uma coelhinha que não estava conseguindo andar tbem, e ela começou a não comer . Fizemos um ultrassom e verificamos q era piometra , tirou o utero dela ( castrou ) de lá saiu uma bola foi pra biopsia e verificou cancer maligno, ela começou a piorar mais , voltei ao vet nesta sexta e ela tirou um raio -x e me informou q o cancer pegou em todo o pulmão e q não restava fazer mais nada.Tenho 6 coelhos todos eles são meus filhos , nesta hora tive que tomar uma decisão dificil , pois ela já não andava, não comia , fazia xixi nela, mais tive que autorizar ela descansar em paz . Sabe sinto falta do cheiro do xixi dela , pois eu levava ela pra fazer acumputura depois que ela parou de andar, limpava o bumbum dela o tempo todo com lenço umedecido de criança e agora estou escrevendo chorando aki, mais sei que agora ela esta em lugar muito melhor que com DEUS. Espero q vc tenha mais sorte! Tenho ainda mais 6 que precisam de mim , amo eles como se fossem meus filhos , pois não tenho filhos.

    ResponderExcluir
  3. ola tenho um coelho e ele ta com um tipo de fugus nas pata e na ORELHA o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use um remédio chamado Furanil spray. Funcionou perfeitamente p meu Lucky! Basta aplicar e aguardar por 10 minutos! Em 2 dias notei melhora!!!

      Excluir
  4. Uma dica a todos qualquer ferida que seu coelinho tiver por menor que seja, fique atento pois minha coelha machucou a pata na gaiola e começou a morder a ferida(acho que é pq coçava) e a ferida aumentou, hoje ela vai ter que amputar 1 dedinho.Dá muita dó ver minha bebê com a patinha machucada. FICA A DICA

    ResponderExcluir
  5. OI gente boa noite, infelizmente minha coelhinha billy morreu, acho que por descuido meu, a meses estou trabalhando o dia todo e não vinha tendo tempo pra limpar ela com era de costume, ai um sábado eu cheguei em casa e o local que ela ficava estava com um pouco de sangue, a principio verifiquei e não encontrei nada machucado nela, porem a partir desse dia ela parrou de comer, beber e andar... so uns 5 dias depois que eu vim reparar que ela não tava andando direito por causa das patas traseiras, procurei então desesperadamente um veterinário, porem os que tem na minha cidade so atendem cachorros e gatos e quando foi sábado agora exatamente 7 dias depois ela morreu, e hoje estou muito triste!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria muito de ter esse material em PDF. Você pode me enviá-lo? O email é jonatas.a.souza@gmail.com.
    Grato

    ResponderExcluir
  7. Quem é que pode me ajudar? Eu tenho 14 coelhos que eu gosto demais, mas preciso deter esta multiplicação se não dentro de pouco tempo o espaço vai embora.Gostaria de esterilizar as fêmeas,mas necessito de alguém que consiga, primeiro agarrar um por um, depois definir se é fêmea ou é macho.Quem tivesse prática disto e pudesse dar um pulo aqui em Colombo (região administrativa de Curitiba)eu sem dúvida gratificaria bem.Meu e-mails são anosjk@hotmail.com e anosjk@gmail.com.Muito grato.Ruy Mauricio

    ResponderExcluir
  8. meu coelho está com úlceras na patinha dele e na orelhinhas

    ResponderExcluir
  9. Apareceu um caroço debaixo do queixo(lado direito do meu coêlho, o que pode ser? Desde já obrigada por sua resposta.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um coelhinho mini, ele apareceu com uma ferida na parte lateral da pata traseira, a ferida está coberta por uma casca esbranquiçada. Por favor me ajudem pois não sei o que é. É a primeira vez que crio um coelho, se tiverem informações me enviem por e-mail. elsonpontesborges@gmail.com.
    Obrigado, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use um remédio chamado Furanil spray. Funcionou perfeitamente p meu Lucky! Basta aplicar e aguardar por 10 minutos! Em 2 dias notei melhora!!!

      Excluir
  11. Olá, recentemente comprei um casal de coelhinhos, de ontem p hj um deles apareceu com uma espécie de alergia na patinha, perdeu os pelos no local, tem uns elotinhos vermelhos e umas grosseiras, como se estivesse descamando, estou passando neomicina, mais não sei se é o procedimento correto. Gostaria de saber também como posso fazer sua higienização, como banho, etc...

    ResponderExcluir
  12. Percebi que minha coelha machucou a pata direita,ela anda e cai,se cossa e cai!
    Levei ela no veterinario e passaro vitamina mas não ta adiantando,oque será que ela tem??
    E oque posso fazer??

    ResponderExcluir
  13. Por favor me ajudam qualquer coisa meu face é Gisele Lambert.

    ResponderExcluir
  14. Ola Eu tenho Um Coelho Macho Chamado Theo e Ele Ta Com Um Carroço Na Garganta O que é Isso?

    ResponderExcluir
  15. Por favor me ajudem meus coelhos estão com machucados na boca e nas orelhas dai elas cicatrizam e nascem dnovo...e o pelo cai!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Tenho um coelho fêmea o nome dela é Nina, hoje reparei que ela está com um problema fica com a cabeça virada para um só lado.
    Estou muito preocupada,.
    O que é isso e tem tratamento?
    Desde já muito obrigado pela a resposta.

    ResponderExcluir
  17. Oi tenho um coelho q e tudo pra mim ele amanheceu com o olho fechado coberto com pus nao sei o q fazer nao tem veterinario na minha cidade especializado em coelho
    Nao sei o q fazer to limpando com soro me mande uma solucao meu email marcela_souzaroo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. oi tenho uma coelhinha ela se chama fofinha estou preoculpada com ela ,nasceu um caroço na boca dela do lado dreito é enorme .eu gostaria que vcs me ajudasse por favor.abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá tenho um coelho macho ele e adulto não sei o que ta acontecendo com ele , o dente dele ta separado um do outro e a boca dele fede a mal alitor e tbm ele ta agressivo e ele fica muito no canto ele levanta sim as vezes o que ele tem muita gente fala que ele ta no cio que tem que compra uma coelha o que eu faço e realmente isso ? ? me ajude porfavor

    ResponderExcluir
  20. Tenho um coelho e tem uns nódulos nas patas o que faço? Ajude porfavor

    ResponderExcluir

  21. amigos/as, tenho um coleho(téo) ele apresenta uma inflamacão, ja levei em veterinario e foi feito incisão e limpeza do local, muita secreção saiu, entao foi aplicado anti-biotico e na sequencia dado comprimido 0,5 (meio) por 5 dias, ele melhorava até curava, porem depois de alguns dias voltava tudo, foi feito isto 2 a 3 vezes depois eu e meu filho aprendemos e nós mesmo fazemos a incisao com cuidado e limpeza, limpamos, cortamos, aplicamos iodo externamente aplicamos solucao fisiologica, para limpeza, agua oxigenada, pomadas (paramos porque sicratiza e dificulta drenar) aplicamos um spray para cicratizacao chamado bactrovet prata AM, nas ultimas vezes apos limpeza iniciamos um tratamento com chemitril injetavel 2,5%, e nao deu resultado, depois usamos Agroplus antibiotico e antiinflamatorio sempre aplicando 0,5 ml em dias alternados, sem resultdado, o que pode ser este tumor, pois sempre aparece na cabeca e some por alguns periodos, na minha região não encontramos profissional especializado em coelhos.

    ResponderExcluir
  22. ola tenho um coelho machu ele esta muito triste nao que sim alimenta e som que fica deitado oque devo faze

    ResponderExcluir
  23. meu coelhinho está com pelotes na orelha que estão crescendo e agora cheirando mal, não acho veterinário especializado aqui, o que pode ser isso me ajudem por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc está em São Paulo ligue no melhor hospital veterinário q existe no hospital veterinário da unip 2262-1441 ( lá estão os melhores veterinários e o preço mais barato ) bjs

      Excluir
  24. Tenho um coelho, o Jack já adulto,aproximadamente 5 a 6 nos,nunca ficou doente nem teve nenhum tipo de problema com a saúde, de ontem para hoje , do nada, apareceu um caroço na pata traseira dele,o que me espantou é que o caroço tem o tamanho de uma bola de tênis, não reparei se ontem este caroço estava lá, mas com certeza apareceu nos últimos 3 dias..!!
    No faço ideia do que possa ser. Pesquisei na internet e não encontrei nenhuma matéria nem depoimento de um caso igual ao do Jack. Podem me orientar? Uma foto iria ajudar no diagnostico? Não encontrei veterinários especializados em coelhos, apenas pássaros, cachorros e gatos.
    Ficaria imensamente grata e feliz se vocês me dessem um retorno.

    ResponderExcluir
  25. Olá, me chamo Ana Luzia, Comecei a criar uma coelhinha faz 7 dias. há 4 dias ela comeu uma planta espada de são jorge do meu quintal, mas eu não sabia que era venenosa. passou 24 horas bem após comer a planta, mas no segundo dia ela nem se mexia direito.desde então ela só fica deitada,não levanta para comer nem beber água.faz cocô e xixi deitada.estou alimentando ela com leite na mamadeira e ela bebe bastante. se eu comprar um antitóxico será que resolve?

    ResponderExcluir
  26. Minha coelhinha morreu nesta quarta-feira dia 07/05/2014

    ResponderExcluir
  27. minha coelha esta com um dos olhos parecendo catarata nao sei desde quando pois trabalho o dia e quando chego em casa as vezes ela ta dormindo so dou comida e limpo o lugar onde ela faz as necessidades. ja procurei na net e nao vi nada parecido como esta o olho. alguem poderia me dar uma explicação.

    rose

    ResponderExcluir
  28. Meu coelho ta com um tumor pequeno, ou parece ser um tumor, o que eu faço? Não tem um veterinário especializado em coelhos, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  29. ola, apareceu um corte pequeno no nariz do meu coelho como se fosse uma mordidinha ou sei la o que, e tipo depois disso começou a cair o pelo e criando curuba ao redor do nariz o pelo cai e fica grudado eu não sei o que fazer me ajudem

    ResponderExcluir
  30. ola , eu tenho uma coelhinha e ela a uns 2 dias atrás ela parece que nao come , nao reage a nada , nao sai da gaiola por ela mesma , se nos a tirarmos ca para fora ela anda para um canto e fica la todo o dia . PORFAVOR ALGUEM ME AJUDE -.-
    Será doença ou uma fase que esta a passar?

    ResponderExcluir